UNIDADE 02



PAUTA DA UNIDADE 2

1º ano, 2º ano,  3º ano e Educação do Campo


Objetivos para a unidade 2

  • Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
  • Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
  • Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento.
  • Criar um ambiente alfabetizador que favoreça a aprendizagem das crianças.
  • Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do ensino fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula.

1º Momento (4 horas)
1-    Texto para deleite: “Menina bonita do laço de fita”
2-   Retomada do encontro anterior para socializar as aulas realizadas com base na proposta sugerida no encontro anterior (unidade 1), em que foi utilizado atividades de alfabetização na perspectiva de letramento.
3-   Iniciando a conversa. Exposição do assunto a ser tratado na unidade.
4-   Discutir no grupo a questão:
*porque é importante planejar o ensino da alfabetização?
5-   Leitura dos textos com questões direcionadas
·         1º ano – Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular Língua Portuguesa.
·         2º ano – Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa.
·         3º ano - Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico.
·         Educação do Campo- Leitura do texto 1.2- princípios para se pensar o ciclo de alfabetização (pag 15-21)
·         Ler o relato da seção Compartilhando- Prática docente: ler para estudar: aves em extinção
     6. Socialização dos textos em plenária
     7. Elaborar um planejamento bimestral, com base nas discussões dos textos e nos quadros dos Direitos de aprendizagem de Lingua Portuguesa, contemplando os diferentes eixos de ensino para o ciclo de alfabetização.
     8. Socializar os planos.

2º Momento (4 horas)

  1. Texto para deleite:
  2. Assistir ao programa: “A alfabetização e letramento” da TVE – Salto para o Futuro- anos iniciais do ensino fundamental- pgm.2 (Ex: identificar principais aspectos do vídeo)

  1. Apresentar em slides do texto 2:
·         1º ano – As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador.
·         2º ano – Rotinas de alfabetização na perspectiva do letramento: a organização do processo de ensino e aprendizagem.
·         3º ano – Rotina na alfabetização: integrando diferentes componentes curriculares.
·         Educação do Campo-  A rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem

4.     Analisar e socializar o quadro de uma rotina semanal
5.    Elaborar uma rotina semanal para ser desenvolvida em sala de aula
6.    Seção Compartilhando: Apresentar os direitos de aprendizagem em historia no ciclo de alfabetização

     7  Tarefas para casa/escola
·         Trazer para o próximo encontro o livro didático (Português) adotado na sua escola.
·         Ler o texto: materiais didáticos no ciclo de alfabetização.
·         Fazer um levantamento dos materiais descritos no texto que estão na escola.



RELATÓRIO DO 3º ENCONTRO
UNIDADE 2

O tema de estudo dessa unidade foi Planejamento no Ciclo de Alfabetização e Rotina. O  encontro inicio-se com a leitura deleite "Menina bonita do laço de fita" de Ana Maria Machado. Em seguida foi retomado o encontro anterior para socializar as atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula, em que foi utilizado atividades de alfabetização na perspectiva de alfabetizar letrando. Logo após foi apresentado os objetivos da unidade e proposto a primeira atividade- estudo com questões dirigida do texto 1- "Planejamento no Ciclo de Alfabetização" e, socialização das respostas. 

Dando continuidade ao encontro, fomos assistir ao vídeo Alfabetização e letramento do programa Salto para o Futuro da TVE. Foi  apresentado também a sequencia de slide sobre Rotina e em seguida foi proposta outra atividade de análise de duas rotinas semanais, as quais solicitavam dos professores que observassem minuciosamente  de como as professores organizavam a Rotina Semanal de  alfabetização. Se contemplavam os eixos de ensino e os tempos didáticos. O tempo não foi suficiente para que elaborassem uma Rotina semanal, esta ficou como atividade à distância.

Para concluir, orientei as atividades a serem realizadas à distancia, as quais destaco:
·         Elaborar uma rotina semanal
·         Leitura do texto “Materiais didáticos no ciclo de alfabetização”
·         Levantamento dos materiais citados no texto
 




SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
POÇO DE JOSÉ DE MOURA-PB
PACTO NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
UNIDADE 2

Esta atividade foi planejada e será desenvolvida por todos os professores durante a semana. Fazendo  adequação a cada turma.
Tomando como referencia o gênero textual parlenda, faça um planejamento de uma sequencia didática  do componente curricular Lingua Portuguesa contemplando os direitos de aprendizagem e os diferentes eixos do ensino para o ciclo de alfabetização.

A FOCA

QUER VER A FOCA 
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA BOLA 
NO SEU NARIZ

QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA 
UMA SARDINHA

QUER VER UMA FOCA
 FAZER  UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA BARRIGA
                                                    Vinicios de Moraes

EIXO
Direitos de aprendizagem

Leitura

Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas lidos pelo professor ou outro leitor experiente.

        Oralidade

Analisar a pertinência e consistência dos textos orais, considerando as finalidades e as características dos gêneros.
Análise linguística:  discursividade, textualidade e normatividade

Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P,B,T,D,F,V)
Segmentar palavras em textos
Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas
Análise linguística: Apropriação do sistema de escrita alfabetica

Ler ajustando a pauta sonora ao escrito
Produção de texto escrito

 Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para tender diferentes finalidades com ajuda de escriba






ESTRATÉGIAS


1º Passo - Escrever o texto em um cartaz e fazer leitura com as crianças mostrando a letra até que elas se familiarizarem com as palavras principalmente, se existirem alunos não alfabetizados; pois, eles necessitarão aprender a parlenda de cor para poderem realizar as atividades propostas, caso, contrário, os mesmos não conseguirão fazer mais nada;
Obs: A parlenda deverá ser registrada no quadro ou em cartaz, e depois no caderno do aluno, devendo ser preservado sua formatação e estrutura textual.  O cartaz deverá ser afixado na sala, como mais um componente do ambiente alfabetizador. A
parlenda é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, tem a função de distrair e entreter quem a usa


2º. Passo – A professora fará uma leitura bem expressiva do texto. Os alunos poderão acompanha - lá no cartaz, ou melhor, ainda, no texto que já foi copiado no caderno, fará comentários sobre o assunto, do tipo: do que ela fala?  perguntará sobre as palavras desconhecidas e tentará juntamente com eles buscar o significado das palavras no contexto.

3º  passo – o professor pedirá aos alunos que localizem as palavras ditadas por ela, perguntando com que letra começa e termina...

4º Passo – O professor pedirá aos alunos que procurem na parlenda as palavras que rimam e faça uma marca nas terminações que se combinam, podendo ser sugerido de maneira oral que os alunos digam outras que se assemelhem e as registrem no caderno;

5º Passo – Colorir as palavras selecionadas da seguinte forma: a primeira sílaba com a cor amarela, a do meio com a cor verde e a última com a cor azul. Depois de marcadas pelas respectivas cores, pedir aos alunos que registrem as palavras no caderno, uma debaixo da outra e que façam um círculo com vermelho na palavra que contém o maior número de letras e um quadrado de cor laranja na palavra que contém o menor número de letras;

6º Passo - Colocar em ordem alfabética as palavras do 3º item e classifica- las conforme o número de sílabas. Se os alunos já conhecem a terminologia da classificação de sílabas poderão fazê-lo, caso contrário, deverão apenas contar as sílabas e registrar na frente de cada palavra a quantidade das mesmas;

7º passo – fazer analise de palavras (selecionar uma ou duas palavras  perguntar com que letra começa,  com que letra termina, quantas letras tem – contar junto com eles, quantos pedacinhos...)        
 
8º Passo – Formar frases com as palavras do item anterior. Se a criança ainda não está alfabetizada a professora escreverá no quadro as palavras de forma desordenada e auxiliará na formação das frases. Após, esse trabalho pedir para que as crianças as reescrevam;
Obs: Manter a sala com os alunos em pequenos grupos para facilitar a intervenção e orientação da professora.

9º Passo – Pedir aos alunos para fazerem uma ilustração das partes da parlenda.
 
10º Passo – para as crianças já  alfabetizada ela criará uma pequena história, ou escrever a parlenda de memória e  as crianças que ainda não são alfabetizadas podem trabalhar o texto fatiado, para que a criança possa ordená-lo e colar no caderno

Obs: Pode ser sugerida a confecção de um texto coletivo.
 


ATIVIDADES

1.      Identifique as palavras que faltam no texto


A FOCA

QUER VER A ___________
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA ____________
NO SEU ______________

QUER VER A_________
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA 
UMA__________________

QUER VER UMA ____________
 FAZER  UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA___________________


O banco de palavras é somente para as crianças silábicas com, ou sem  valor sonoro.
Para os alunos que já estão alfabético, o desafio é que eles completem a parlenda sem o banco de palavras.

1. Pinte os espaços entre as palavras
2. Reescreva a frase: QUERVERAFOCAFICARFELIZ



3.Pinte na parlenda a palavra sardinha  e espetar
4. Pesquise e escreva palavras que iniciam com o mesmo som/silaba das palavras:
Foca
Feliz
Barriga










4. Escrever a quantidade de letras e silabas em cada palavra

Palavras
Letras
Silabas
Palminha


Foca


Sardinha


Barriga


Feliz




5) Pinte os espaços entre as palavras da parlenda.

6) Conte quantas palavras possui a parlenda.

7) Recortar, ler e organizar as palavras de acordo com a sequência correta da parlenda:









8. Encontre na parlenda palavras com
2 letras
3 letras          
4 letras
5 letras
6 letras
7 letras





















1 silaba
2 silabas
3 silabas
4 silabas













9. Forme novas palavras transpondo as letras  das silabas.

Trocar a letra O de Foca por A  _____________
Trocar letra O de Bola por A ______________
Trocar a letra I de briga por E ____________________
Trocar a letra E de bem por O _________________

10. Escreva palavras que rimam com:

Feliz
Palminha
Briga




11. Formar frases com as palavras

Foca____________________________________________________________
Sardinha_________________________________________________________
Bola_____________________________________________________________
Briga____________________________________________________________
Barriga___________________________________________________________



Recorte da questão 7
NO
SEU
A
FOCA
FICAR
UMA
BOLA
barriga
FELIZ
É
QUER
VER
NARIZ
 SARDINHA
 ESPETAR
 POR





PLANEJAMENTO E ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO


   Planejamento de Ensino

Antes de iniciar o trabalho com a turma de alfabetização, é importante que o professor, ao planejar, organize atividades voltadas para a sistematização das práticas sociais de leitura e de escrita. A língua portuguesa deve ser o eixo de todas as áreas de conhecimento.
Ao planejar, o professor deve estar  atento ao tempo escolar, definindo bem os tempos de leitura e de escrita propostos na rotina semanal. Outros critérios precisam ser levados em conta:

  • organização da turma na sala (duplas, trios, círculo etc);
  • diferenças (a turma pode ter crianças em diferentes níveis de conhecimento em relação à escrita. O professor não deve encarar isso como um problema. Cada aluno é importante e traz características que devem ser identificadas e aproveitadas. A orientação é ajustar o foco, pensar nas possibilidades de interação e troca e seguir em frente com o trabalho);
  • o desenvolvimento das atividades (estratégias de ensino e etapas);
  • recursos didáticos (materiais a serem utilizados nas atividades);
  • avaliação (desenvolvimento da aprendizagem do aluno, desenvolvimento das atividades, intervenções...)


O planejamento deve ter como princípio O QUE ENSINAR, PARA QUE ENSINAR, COMO ENSINAR; o professor precisa ter claro para si, o que espera que os seus alunos aprendam. É fundamental que as ações pedagógicas previstas no seu planejamento, possam além de possibilitar os alunos o domínio da técnica do ler e do escrever, a utilização dessas habilidades em práticas sociais em que a leitura e a escrita sejam necessárias.
Desde o início, o professor deve considerar que os seus alunos trazem experiências de leitura e de escrita de menor ou maior intensidade. Assim, se faz necessário pensar maneiras ou estratégias para aproveitar esses conhecimentos prévios dos alunos.

Rotina Semanal

Organizar uma rotina semanal é fundamental para orientar o planejamento das ações pedagógicas e o cotidiano da sala de aula. O professor precisa ter clareza de quais itens devem ser contemplados e com que regularidade devem ser praticados, possibilitando o sucesso de todos os alunos no processo de alfabetização.

      Uma rotina semanal deve contemplar:

  • Leitura feita pelo professor (variando os gêneros) TODOS OS DIAS.
  • Atividades de reflexão e apropriação do sistema de escrita alfabético (identificação e reconhecimento das letras do alfabeto, relação letra/som, composição e decomposição de palavras etc) TODOS OS DIAS.
  • Produção escrita (escrita espontânea feita pelo aluno, escrita feita pelo professor, texto coletivo etc) PELO MENOS 2 VEZES POR SEMANA.
  • Interpretação de texto (ideia central, reconhecimento e função do gênero) PELO MENOS 2 VEZES POR SEMANA.
  • Oralidade (desenvolvimento de habilidades para utilizar a fala nos diversos contextos sociais)

Observação: Na rotina semanal devem constar também as outras áreas de conhecimento (Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes), não esquecendo de que a Língua Portuguesa deve ser o eixo principal.


Segundo Magda Soares (2003), o professor deverá organizar o processo de construção da leitura e da escrita de forma sistemática e metodológica. É importante que as atividades desenvolvidas com os alunos das turmas de 1º ano possam facilitar o acesso às práticas sociais de leitura e de escrita, assim como, também permitir que as técnicas do sistema de escrita  alfabética sejam aprendidas - capacidades indispensáveis para a formação de crianças leitoras e produtoras de textos orais e escritos.


COMO ORGANIZAR UMA ROTINA SEMANAL

Para nortear o seu trabalho é importante a elaboração de uma rotina semanal contemplando as modalidades organizativas:

·         Atividades permanentes:

São aquelas que são feitas com regularidade, podendo ser diárias, semanais, quinzenais, etc. Seu objetivo é criar uma familiaridade da criança com um conhecimento mais específico, como gêneros textuais, um tema ou conteúdo mais específico.

Exemplos:

-Leitura diária, a cada dia um gênero;
-Artes
-Raciocínio Lógico
-Alfabetização
-Cantinhos
-Maleta de leitura

·         Sequência Didática

Diferente de sequência de atividades, uma sequência didática contempla um trabalho organizado em sequência com grau de dificuldade crescente de aprendizagem, visando um conhecimento mais específico. A sequência didática não tem produto final, pois seu objetivo é o primordial. A duração da sequência é variável, podendo ser desde poucas aulas a um bimestre ou mais.

Exemplos:

-Pontuação
-Calendário
-Situações problemas de multiplicação
-Dificuldades ortográficas


·         Projetos

Um projeto é o desenvolvimento de um trabalho que articula um ou mais conhecimentos e conteúdos, podendo ser interdisciplinar. Não necessariamente o projeto deve ter um produto final, pois os objetivos podem ser seu principal objetivo.


Exemplos:

-Água
-Trânsito
-Meio ambiente
-Identidade

·         Atividades Independentes, ou Situações Independentes

Essas atividades podem ser:

De sistematização:
Como o nome supõe as atividades independentes de sistematização, vêem para sistematizar algum conhecimento específico necessário, que você percebeu que não foi atingido dentro de um projeto, sequência didática ou atividade permanente, e que então precisará ser retomado em um momento específico.

Ocasionais:
São as que surgem no decorrer do processo de ensino aprendizagem como uma situação emergente que está na mídia, uma notícia, algo que pode ser também trazido ou sugerido pelos alunos, ou ainda algo que julgue ser pertinente naquele momento.

ROTINA

Para organizar o seu trabalho, disponha em uma rotina semanal o que você deseja trabalhar em cada dia, não necessariamente explicando o passo a passo, mas colocando o nome da atividade e a que modalidade pertence, assim conseguirá visualizar se está contemplando de maneira organizada as modalidades organizativas.

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