PAUTA DA UNIDADE 2
1º ano, 2º ano, 3º ano e Educação do Campo
Objetivos para a unidade 2
- Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento.
- Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo MEC e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados.
- Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento.
- Criar um ambiente alfabetizador que favoreça a aprendizagem das crianças.
- Compreender a importância da literatura nos anos iniciais do ensino fundamental e planejar situações de uso de obras literárias em sala de aula.
1º
Momento (4 horas)
1- Texto para deleite: “Menina bonita do laço
de fita”
2- Retomada do encontro anterior para
socializar as aulas realizadas com base na proposta sugerida no encontro
anterior (unidade 1), em que foi utilizado atividades de alfabetização na
perspectiva de letramento.
3- Iniciando a conversa. Exposição do assunto
a ser tratado na unidade.
4- Discutir no grupo a questão:
*porque é importante planejar o ensino
da alfabetização?
5- Leitura dos textos com questões
direcionadas
·
1º ano – Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem
do componente curricular Língua Portuguesa.
·
2º ano – Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e
estratégias para o ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa.
·
3º ano - Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de
organização do trabalho pedagógico.
·
Educação do Campo- Leitura
do texto 1.2- princípios para se pensar o ciclo de alfabetização (pag 15-21)
·
Ler o relato da seção Compartilhando- Prática
docente: ler para estudar: aves em extinção
6. Socialização dos textos em plenária
7. Elaborar um planejamento bimestral, com
base nas discussões dos textos e nos quadros dos Direitos de aprendizagem de
Lingua Portuguesa, contemplando os diferentes eixos de ensino para o ciclo de
alfabetização.
8. Socializar os planos.
2º
Momento (4 horas)
- Texto para deleite:
- Assistir ao programa: “A alfabetização e letramento” da TVE – Salto para o Futuro- anos iniciais do ensino fundamental- pgm.2 (Ex: identificar principais aspectos do vídeo)
- Apresentar em slides do texto 2:
·
1º ano – As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a
organização do trabalho do professor alfabetizador.
·
2º ano – Rotinas de alfabetização na perspectiva do letramento: a
organização do processo de ensino e aprendizagem.
·
3º ano – Rotina na alfabetização: integrando diferentes componentes
curriculares.
·
Educação do Campo- A
rotina na alfabetização: os diferentes espaços de aprendizagem
4.
Analisar e socializar o
quadro de uma rotina semanal
5.
Elaborar uma rotina semanal para ser desenvolvida em sala de aula
6.
Seção
Compartilhando: Apresentar os direitos de aprendizagem em historia no ciclo de
alfabetização
7 Tarefas
para casa/escola
·
Trazer
para o próximo encontro o livro didático (Português) adotado na sua escola.
·
Ler o
texto: materiais didáticos no ciclo de alfabetização.
·
Fazer
um levantamento dos materiais descritos no texto que estão na escola.
RELATÓRIO DO 3º ENCONTRO
UNIDADE 2
RELATÓRIO DO 3º ENCONTRO
UNIDADE 2
O tema de estudo dessa unidade foi Planejamento
no Ciclo de Alfabetização e Rotina. O encontro inicio-se com a leitura deleite "Menina
bonita do laço de fita" de Ana Maria Machado. Em seguida foi retomado o
encontro anterior para socializar as atividades desenvolvidas pelos professores
em sala de aula, em que foi utilizado atividades de alfabetização na
perspectiva de alfabetizar letrando. Logo após foi apresentado os objetivos da
unidade e proposto a primeira atividade- estudo com questões dirigida do texto
1- "Planejamento no Ciclo de Alfabetização" e, socialização das
respostas.
Dando
continuidade ao encontro, fomos assistir ao vídeo Alfabetização e letramento do
programa Salto para o Futuro da TVE. Foi apresentado também a
sequencia de slide sobre Rotina e em seguida foi proposta outra atividade de análise de duas
rotinas semanais, as quais solicitavam dos professores que observassem minuciosamente de
como as professores organizavam a Rotina Semanal de alfabetização. Se contemplavam os eixos de ensino e os tempos didáticos. O tempo não foi suficiente para
que elaborassem uma Rotina semanal, esta ficou como atividade à distância.
Para
concluir, orientei as atividades a serem realizadas à distancia, as quais
destaco:
·
Elaborar
uma rotina semanal
·
Leitura
do texto “Materiais didáticos no ciclo de alfabetização”
·
Levantamento
dos materiais citados no texto
SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO
POÇO DE JOSÉ DE
MOURA-PB
PACTO NACIONAL
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
UNIDADE 2
Esta atividade foi planejada e será desenvolvida por todos os professores durante a semana. Fazendo adequação a cada turma.
Tomando como referencia o gênero
textual parlenda, faça um planejamento de uma sequencia didática do componente curricular Lingua Portuguesa
contemplando os direitos de aprendizagem e os diferentes eixos do ensino para o
ciclo de alfabetização.
A FOCA
QUER VER A FOCA
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA BOLA
NO SEU NARIZ
QUER VER A FOCA
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA
UMA SARDINHA
QUER VER UMA FOCA
FAZER UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA BARRIGA
Vinicios de Moraes
EIXO
|
Direitos de
aprendizagem
|
Leitura
|
Localizar informações explícitas em textos de
diferentes gêneros, temáticas lidos pelo professor ou outro leitor experiente.
|
Oralidade
|
Analisar a pertinência e consistência dos textos
orais, considerando as finalidades e as características dos gêneros.
|
Análise linguística: discursividade, textualidade e
normatividade
|
Conhecer e fazer uso das grafias
de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas
(P,B,T,D,F,V)
Segmentar palavras em textos
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e rimas |
Análise
linguística: Apropriação do sistema de escrita alfabetica
|
Ler ajustando a pauta sonora ao escrito
|
Produção de texto escrito
|
Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para tender diferentes finalidades com ajuda de escriba
|
ESTRATÉGIAS
1º Passo - Escrever o texto em um cartaz e fazer leitura com
as crianças mostrando a letra até que elas se familiarizarem com as palavras
principalmente, se existirem alunos não alfabetizados; pois, eles necessitarão
aprender a parlenda de cor para poderem realizar as atividades propostas, caso,
contrário, os mesmos não conseguirão fazer mais nada;
Obs: A parlenda deverá ser registrada no quadro ou em cartaz, e depois no caderno do aluno, devendo ser preservado sua formatação e estrutura textual. O cartaz deverá ser afixado na sala, como mais um componente do ambiente alfabetizador. A parlenda é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, tem a função de distrair e entreter quem a usa
2º. Passo – A professora fará uma leitura bem expressiva do texto. Os alunos poderão acompanha - lá no cartaz, ou melhor, ainda, no texto que já foi copiado no caderno, fará comentários sobre o assunto, do tipo: do que ela fala? perguntará sobre as palavras desconhecidas e tentará juntamente com eles buscar o significado das palavras no contexto.
Obs: A parlenda deverá ser registrada no quadro ou em cartaz, e depois no caderno do aluno, devendo ser preservado sua formatação e estrutura textual. O cartaz deverá ser afixado na sala, como mais um componente do ambiente alfabetizador. A parlenda é uma forma literária tradicional, rimada, com caráter infantil, tem a função de distrair e entreter quem a usa
2º. Passo – A professora fará uma leitura bem expressiva do texto. Os alunos poderão acompanha - lá no cartaz, ou melhor, ainda, no texto que já foi copiado no caderno, fará comentários sobre o assunto, do tipo: do que ela fala? perguntará sobre as palavras desconhecidas e tentará juntamente com eles buscar o significado das palavras no contexto.
3º passo – o
professor pedirá aos alunos que localizem as palavras ditadas por ela,
perguntando com que letra começa e termina...
4º Passo – O professor pedirá aos alunos que procurem na parlenda as palavras que rimam e faça uma marca nas terminações que se combinam, podendo ser sugerido de maneira oral que os alunos digam outras que se assemelhem e as registrem no caderno;
5º Passo – Colorir as palavras selecionadas da seguinte forma: a primeira sílaba com a cor amarela, a do meio com a cor verde e a última com a cor azul. Depois de marcadas pelas respectivas cores, pedir aos alunos que registrem as palavras no caderno, uma debaixo da outra e que façam um círculo com vermelho na palavra que contém o maior número de letras e um quadrado de cor laranja na palavra que contém o menor número de letras;
6º Passo - Colocar em ordem alfabética as palavras do 3º item e classifica- las conforme o número de sílabas. Se os alunos já conhecem a terminologia da classificação de sílabas poderão fazê-lo, caso contrário, deverão apenas contar as sílabas e registrar na frente de cada palavra a quantidade das mesmas;
4º Passo – O professor pedirá aos alunos que procurem na parlenda as palavras que rimam e faça uma marca nas terminações que se combinam, podendo ser sugerido de maneira oral que os alunos digam outras que se assemelhem e as registrem no caderno;
5º Passo – Colorir as palavras selecionadas da seguinte forma: a primeira sílaba com a cor amarela, a do meio com a cor verde e a última com a cor azul. Depois de marcadas pelas respectivas cores, pedir aos alunos que registrem as palavras no caderno, uma debaixo da outra e que façam um círculo com vermelho na palavra que contém o maior número de letras e um quadrado de cor laranja na palavra que contém o menor número de letras;
6º Passo - Colocar em ordem alfabética as palavras do 3º item e classifica- las conforme o número de sílabas. Se os alunos já conhecem a terminologia da classificação de sílabas poderão fazê-lo, caso contrário, deverão apenas contar as sílabas e registrar na frente de cada palavra a quantidade das mesmas;
7º passo – fazer
analise de palavras (selecionar uma ou duas palavras perguntar com que letra começa, com que letra termina, quantas letras tem –
contar junto com eles, quantos pedacinhos...)
8º Passo – Formar frases com as palavras do item anterior. Se a criança
ainda não está alfabetizada a professora escreverá no quadro as palavras de
forma desordenada e auxiliará na formação das frases. Após, esse trabalho pedir
para que as crianças as reescrevam;
Obs: Manter a sala com os alunos em pequenos grupos para facilitar a intervenção e orientação da professora.
9º Passo – Pedir aos alunos para fazerem uma ilustração das partes da parlenda.
Obs: Manter a sala com os alunos em pequenos grupos para facilitar a intervenção e orientação da professora.
9º Passo – Pedir aos alunos para fazerem uma ilustração das partes da parlenda.
10º Passo – para as crianças já
alfabetizada ela criará uma pequena história, ou escrever a parlenda de
memória e as crianças que ainda não são
alfabetizadas podem trabalhar o texto fatiado, para que a criança possa
ordená-lo e colar no caderno
Obs: Pode ser sugerida a confecção de um texto
coletivo.
ATIVIDADES
1.
Identifique as palavras que faltam no texto
A FOCA
QUER VER A ___________
FICAR FELIZ?
É PÔR UMA ____________
NO SEU ______________
QUER VER A_________
BATER PALMINHA?
É DAR A ELA
UMA__________________
QUER VER UMA ____________
FAZER UMA BRIGA?
É ESPETAR ELA
BEM NA___________________
O banco de palavras é somente
para as crianças silábicas com, ou sem
valor sonoro.
Para os alunos que já estão
alfabético, o desafio é que eles completem a parlenda sem o banco de palavras.
1. Pinte os espaços entre as
palavras
2.
Reescreva a frase: QUERVERAFOCAFICARFELIZ
3.Pinte
na parlenda a palavra sardinha e espetar
4.
Pesquise e escreva palavras que iniciam com o mesmo som/silaba das palavras:
Foca
|
Feliz
|
Barriga
|
4. Escrever a quantidade de
letras e silabas em cada palavra
Palavras
|
Letras
|
Silabas
|
Palminha
|
||
Foca
|
||
Sardinha
|
||
Barriga
|
||
Feliz
|
5) Pinte os espaços entre as palavras da parlenda.
6) Conte quantas palavras possui a parlenda.
7) Recortar, ler e organizar as palavras de acordo com a
sequência correta da parlenda:
8. Encontre
na parlenda palavras com
2 letras
|
3 letras
|
4 letras
|
5 letras
|
6 letras
|
7 letras
|
1 silaba
|
2 silabas
|
3 silabas
|
4 silabas
|
9. Forme novas palavras
transpondo as letras das silabas.
Trocar a letra O de Foca
por A _____________
Trocar letra O de Bola
por A ______________
Trocar a letra I de briga
por E ____________________
Trocar a letra E de bem
por O _________________
10. Escreva
palavras que rimam com:
Feliz
|
Palminha
|
Briga
|
11.
Formar frases com as palavras
Foca____________________________________________________________
Sardinha_________________________________________________________
Bola_____________________________________________________________
Briga____________________________________________________________
Barriga___________________________________________________________
Recorte da
questão 7
NO
|
SEU
|
A
|
FOCA
|
FICAR
|
UMA
|
BOLA
|
barriga
|
FELIZ
|
É
|
QUER
|
VER
|
NARIZ
|
SARDINHA
|
ESPETAR
|
POR
|
PLANEJAMENTO E ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO
Planejamento de Ensino
Antes
de iniciar o trabalho com a turma de alfabetização, é importante que o
professor, ao planejar, organize atividades voltadas para a
sistematização das práticas sociais de leitura e de escrita. A língua
portuguesa deve ser o eixo de todas as áreas de conhecimento.
Ao planejar, o professor deve estar atento
ao tempo escolar, definindo bem os tempos de leitura e de escrita
propostos na rotina semanal. Outros critérios precisam ser levados em
conta:
- organização da turma na sala (duplas, trios, círculo etc);
- diferenças (a turma pode ter crianças em diferentes níveis de conhecimento em relação à escrita. O professor não deve encarar isso como um problema. Cada aluno é importante e traz características que devem ser identificadas e aproveitadas. A orientação é ajustar o foco, pensar nas possibilidades de interação e troca e seguir em frente com o trabalho);
- o desenvolvimento das atividades (estratégias de ensino e etapas);
- recursos didáticos (materiais a serem utilizados nas atividades);
- avaliação (desenvolvimento da aprendizagem do aluno, desenvolvimento das atividades, intervenções...)
O
planejamento deve ter como princípio O QUE ENSINAR, PARA QUE ENSINAR,
COMO ENSINAR; o professor precisa ter claro para si, o que espera que os
seus alunos aprendam. É fundamental que as ações pedagógicas previstas
no seu planejamento, possam além de possibilitar os alunos o domínio da
técnica do ler e do escrever, a utilização dessas habilidades em
práticas sociais em que a leitura e a escrita sejam necessárias.
Desde
o início, o professor deve considerar que os seus alunos trazem
experiências de leitura e de escrita de menor ou maior intensidade.
Assim, se faz necessário pensar maneiras ou estratégias para aproveitar
esses conhecimentos prévios dos alunos.
Rotina Semanal
Organizar
uma rotina semanal é fundamental para orientar o planejamento das ações
pedagógicas e o cotidiano da sala de aula. O professor precisa ter
clareza de quais itens devem ser contemplados e com que regularidade
devem ser praticados, possibilitando o sucesso de todos os alunos no
processo de alfabetização.
Uma rotina semanal deve contemplar:
- Leitura feita pelo professor (variando os gêneros) TODOS OS DIAS.
- Atividades de reflexão e apropriação do sistema de escrita alfabético (identificação e reconhecimento das letras do alfabeto, relação letra/som, composição e decomposição de palavras etc) TODOS OS DIAS.
- Produção escrita (escrita espontânea feita pelo aluno, escrita feita pelo professor, texto coletivo etc) PELO MENOS 2 VEZES POR SEMANA.
- Interpretação de texto (ideia central, reconhecimento e função do gênero) PELO MENOS 2 VEZES POR SEMANA.
- Oralidade (desenvolvimento de habilidades para utilizar a fala nos diversos contextos sociais)
Observação:
Na rotina semanal devem constar também as outras áreas de conhecimento
(Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes), não esquecendo de
que a Língua Portuguesa deve ser o eixo principal.
COMO ORGANIZAR UMA ROTINA SEMANAL
Para nortear o seu trabalho é importante a elaboração de uma rotina semanal contemplando as modalidades organizativas:
· Atividades permanentes:
São
aquelas que são feitas com regularidade, podendo ser diárias, semanais,
quinzenais, etc. Seu objetivo é criar uma familiaridade da criança com
um conhecimento mais específico, como gêneros textuais, um tema ou
conteúdo mais específico.
Exemplos:
-Leitura diária, a cada dia um gênero;
-Artes
-Raciocínio Lógico
-Alfabetização
-Cantinhos
-Maleta de leitura
· Sequência Didática
Diferente
de sequência de atividades, uma sequência didática contempla um
trabalho organizado em sequência com grau de dificuldade crescente de
aprendizagem, visando um conhecimento mais específico. A sequência
didática não tem produto final, pois seu objetivo é o primordial. A
duração da sequência é variável, podendo ser desde poucas aulas a um
bimestre ou mais.
Exemplos:
-Pontuação
-Calendário
-Situações problemas de multiplicação
-Dificuldades ortográficas
· Projetos
Um
projeto é o desenvolvimento de um trabalho que articula um ou mais
conhecimentos e conteúdos, podendo ser interdisciplinar. Não
necessariamente o projeto deve ter um produto final, pois os objetivos
podem ser seu principal objetivo.
Exemplos:
-Água
-Trânsito
-Meio ambiente
-Identidade
· Atividades Independentes, ou Situações Independentes
Essas atividades podem ser:
De sistematização:
Como
o nome supõe as atividades independentes de sistematização, vêem para
sistematizar algum conhecimento específico necessário, que você percebeu
que não foi atingido dentro de um projeto, sequência didática ou
atividade permanente, e que então precisará ser retomado em um momento
específico.
Ocasionais:
São
as que surgem no decorrer do processo de ensino aprendizagem como uma
situação emergente que está na mídia, uma notícia, algo que pode ser
também trazido ou sugerido pelos alunos, ou ainda algo que julgue ser
pertinente naquele momento.
ROTINA
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