UNIDADE 01

PAUTAS DE FORMAÇÃO DA UNIDADE -  1

OBJETIVOS DESTA UNIDADE:


* Entender a concepção de alfabetizar na perspectiva do letramento;
* Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento nas áreas da leitura e da escrita;
* Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
* Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.




1º  ENCONTRO (4 horas) Manhã


  1. Dinâmica de apresentação: “Convite a roda”
  2. Leitura do texto reflexivo: Cada um é um rio”
  3. Levantamento das expectativas, conhecimentos prévios e opiniões acerca do PNAIC
  4. Elaboração do contrato didático entre professores cursistas e orientadora de estudo
  5. Leitura deleite: “A arca de ninguém”
  6. Apresentação das estratégias de formação do pacto
  7. Apresentação dos objetivos da unidade
  8. Leitura e discussão do texto 1,  Currículo no ciclo de alfabetização dos anos: 1, 2, 3, e educação do campo
  9. Exposição dos direitos de aprendizagem
  10. Atividade para sala:

- Aplicação do instrumento de avaliação diagnóstica

- Preencher o quadro de acompanhamento de aprendizagem

- Relatório do encontro





RELATÓRIO DO 1º ENCONTRO
UNIDADE 1

Acolhimento e apresentação   
Foi solicitado que cada pessoa se apresentasse, indicasse a turma e a escola em que trabalha. Logo após foi feito a leitura do texto “ Cada um é um rio” 

Dando continuidade ao encontro, pedi que registrassem em papel as expectativas e opiniões acerca do PNAIC. Os quais estão aqui relacionados:
·         Que venha solucionar os problemas de alfabetização
·         Que o programa traga benefícios e venha dar certo
·         Aperfeiçoar a prática docente para a melhor alfabetizar
·         Venha atender a necessidade dos alunos em se alfabetizar
·          Compromisso de todos
·         Desenvolvimento da aprendizagem
·         Melhorar o trabalho do professor através de novas metodologias e um trabalho significativo para o educando
·         Esperança de alcançar todos os objetivos desejados
·         Avanço, progresso das crianças
·         Trabalho do professor mais proveitoso
·         Estratégias metodológicas para trabalhar conteúdos relacionados a leitura e escrita
·         Trabalhar melhor em sala de aula.

Depois houve a  construção do contrato didático, que foi feito através de um debate em que os cursistas colocaram as regras que acham importantes para o bom funcionamento das formações. Ficou definido que :



Dando inicio ao encontro, foi feito a leitura deleite, “ A arca de ninguém! A seguir convidei os alfabetizadores para que todos entrassem na arca levando consigo alguns valores que deverão está presente durante toda a formação. Entraram na arca levando:
Respeito as diferenças,  compromisso, esperança, solidariedade, não medir esforços, humildade, partilha, união e disciplina

Apresentação do PNAIC
                Apresentei as diretrizes gerais do Programa (PNAIC), e conversamos sobre as dúvidas dos participantes sobre bolsa, certificação e obrigatoriedade da participação e execução de tarefas e relatórios, e as estratégias de formação do pacto. As quais destaco:

• Leitura de textos literários;
• Estudo dirigido de textos;
• Planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas seguintes ao encontro;
• Socialização de memórias;
• Vídeo em debate;
• Análise de situações de sala de aula filmadas ou registradas;
• Análise de atividades de alunos;
• Análise de relatos de rotinas, de sequências didáticas, de projetos didáticos e de planejamentos de aula;
• Análise de recursos didáticos;
• Exposição dialogada;
• Elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de seus resultados;
• Avaliação da formação.

 A seguir os professores foram divididos em grupo para que fizessem a leitura do texto 1  “CURRICULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO...” dos anos 1, 2, 3, e Educação do Campo e em seguida  cada grupo socializar as principais ideias.

Como ultima atividade  foi apresentado através de slide os direitos de aprendizagem de Lingua Portuguesa. Esse  material confirma a responsabilidade pedagógica da escola em promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos. Em seguida orientei a atividade de sala.





2º ENCONTRO (8 horas)  MANHÃ

1º MOMENTO : Manhã


1.    Leitura deleite- “Abracadabra”

2.    Retomar os objetivos da unidade 1 (Iniciando a conversa)

3.    Retomar o encontro anterior para aprofundar a discussão do tema currículo na perspectiva do PNAIC e socialização das atividades realizadas à distância.

4.    Introdução do tema: Concepções de alfabetização através do vídeo “João  alagoano” Resgatar as experiências vivenciadas como estudantes e professores identificando as concepções de ensino subjacente às vivencias;

5.    Leitura e discussão do texto 2 do anos 1º,2º, 3º e educação do campo: Concepções de alfabetização...

6.    Assistir aos programa “Leitura e produção de textos na alfabetização e Letramento de Magda Soares. Discutir as concepções subjacente a cada programa.

7.     “Exposição dialogada sobre os Eixos e Direitos de Aprendizagem” (com sugestão de atividades)


2º MOMENTO - Tarde



1.      Leitura deleite: “Como uma onda” Lulu Santos ou “o menino que aprendeu a ver”

2.      Socialização dos resultados obtidos no instrumento de avaliação diagnóstica
3.      Leitura do texto 3 dos anos- 1,2,3 e Educação do Campo (Avaliação no ciclo de alfabetização):  Levantamento dos conhecimentos prévios sobre avaliação através das questões: O que avaliar? como avaliar? e para que avaliar? (SLIDE)

4.      Analisar as questões do caderno da provinha brasil e identificar quais direitos de aprendizagem são contemplados em cada uma delas.

5.      Socialização

6.      Avaliação do encontro
Atividade de sala: 
- Elaborar uma atividade na perspectiva de alfabetizar letrando para ser desenvolvida em sala de aula e fazer relatório, fotografar e anexar no portfólio.

Fotos do encontro










Nenhum comentário:

Postar um comentário