OBJETIVOS DESTA UNIDADE:
* Entender a concepção de alfabetizar na perspectiva do letramento;
* Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e de
desenvolvimento nas áreas da leitura e da escrita;
* Compreender a
importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e
construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
* Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
1º ENCONTRO (4 horas) Manhã
- Dinâmica de apresentação: “Convite a roda”
- Leitura do texto reflexivo: Cada um é um rio”
- Levantamento das expectativas, conhecimentos prévios e opiniões acerca do PNAIC
- Elaboração do contrato didático entre professores cursistas e orientadora de estudo
- Leitura deleite: “A arca de ninguém”
- Apresentação das estratégias de formação do pacto
- Apresentação dos objetivos da unidade
- Leitura e discussão do texto 1, Currículo no ciclo de alfabetização dos anos: 1, 2, 3, e educação do campo
- Exposição dos direitos de aprendizagem
- Atividade para sala:
- Aplicação
do instrumento de avaliação diagnóstica
- Preencher
o quadro de acompanhamento de aprendizagem
- Relatório
do encontro
RELATÓRIO DO
1º ENCONTRO
UNIDADE 1
Acolhimento e apresentação
Foi solicitado que cada pessoa se apresentasse,
indicasse a turma e a escola em que trabalha. Logo após foi feito a leitura do
texto “ Cada um é um rio” Dando continuidade ao encontro, pedi que registrassem em papel as expectativas e opiniões acerca do PNAIC. Os quais estão aqui relacionados:
·
Que venha
solucionar os problemas de alfabetização
·
Que o programa traga
benefícios e venha dar certo
·
Aperfeiçoar a
prática docente para a melhor alfabetizar
·
Venha atender a
necessidade dos alunos em se alfabetizar
·
Compromisso de todos
·
Desenvolvimento
da aprendizagem
·
Melhorar o
trabalho do professor através de novas metodologias e um trabalho significativo
para o educando
·
Esperança de
alcançar todos os objetivos desejados
·
Avanço,
progresso das crianças
·
Trabalho do
professor mais proveitoso
·
Estratégias
metodológicas para trabalhar conteúdos relacionados a leitura e escrita
·
Trabalhar melhor
em sala de aula.
Depois
houve a construção do contrato didático,
que foi feito através de um debate em que os cursistas colocaram as regras que
acham importantes para o bom funcionamento das formações. Ficou definido que :
Respeito as diferenças, compromisso, esperança, solidariedade, não
medir esforços, humildade, partilha, união e disciplina
Apresentação do PNAIC
Apresentei as diretrizes gerais do Programa (PNAIC), e conversamos sobre as dúvidas dos participantes sobre bolsa, certificação e obrigatoriedade da participação e execução de tarefas e relatórios, e as estratégias de formação do pacto. As quais destaco:
• Leitura de textos literários;
• Estudo dirigido de textos;
• Planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas
seguintes ao encontro;
• Socialização de memórias;
• Vídeo em debate;
• Análise de situações de sala de aula filmadas ou
registradas;
• Análise de atividades de alunos;
• Análise de relatos de rotinas, de sequências didáticas,
de projetos didáticos e de planejamentos de aula;
• Análise de recursos didáticos;
• Exposição dialogada;
• Elaboração de instrumentos de avaliação e discussão de
seus resultados;
• Avaliação da formação.
A seguir os professores foram divididos em grupo para que fizessem a leitura do texto 1 “CURRICULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO...” dos anos 1, 2, 3, e Educação do Campo e em seguida cada grupo socializar as principais ideias.
Como ultima
atividade foi apresentado através de
slide os direitos de aprendizagem de Lingua Portuguesa. Esse material confirma
a responsabilidade pedagógica da escola em promover o desenvolvimento das
habilidades e competências dos alunos. Em seguida orientei a atividade de sala.
2º ENCONTRO (8 horas) MANHÃ
1º MOMENTO : Manhã
1. Leitura deleite- “Abracadabra”
2. Retomar os objetivos
da unidade 1 (Iniciando a conversa)
3. Retomar o encontro
anterior para aprofundar a discussão do tema currículo na perspectiva do PNAIC
e socialização das atividades realizadas à distância.
4. Introdução do tema:
Concepções de alfabetização através do vídeo “João alagoano” Resgatar as experiências
vivenciadas como estudantes e professores identificando as concepções de ensino
subjacente às vivencias;
5. Leitura e discussão
do texto 2 do anos 1º,2º, 3º e educação do campo: Concepções de
alfabetização...
6. Assistir aos programa
“Leitura e produção de textos na alfabetização e Letramento de Magda Soares.
Discutir as concepções subjacente a cada programa.
7. “Exposição dialogada sobre os Eixos e Direitos
de Aprendizagem” (com sugestão de atividades)
1.
Leitura
deleite: “Como uma onda” Lulu Santos ou “o menino que aprendeu a ver”
2.
Socialização
dos resultados obtidos no instrumento de avaliação diagnóstica
3.
Leitura
do texto 3 dos anos- 1,2,3 e Educação do Campo (Avaliação no ciclo de alfabetização): Levantamento dos conhecimentos prévios sobre
avaliação através das questões: O que avaliar? como avaliar? e para que
avaliar? (SLIDE)
4.
Analisar
as questões do caderno da provinha brasil e identificar quais direitos de
aprendizagem são contemplados em cada uma delas.
5.
Socialização
6.
Avaliação
do encontro
Atividade de sala:
- Elaborar uma atividade na perspectiva de alfabetizar letrando para ser desenvolvida em sala de aula e fazer relatório, fotografar e anexar no portfólio.
- Elaborar uma atividade na perspectiva de alfabetizar letrando para ser desenvolvida em sala de aula e fazer relatório, fotografar e anexar no portfólio.
Fotos do encontro
Nenhum comentário:
Postar um comentário