GOVERNO DO MUNICIPIO
POÇO DE JOSÉ DE MOURA-PB
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
PACTO NACIONAL
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAUTA DA UNIDADE 3
LOCAL:
EMEF FRANCISCO CASSIANO SOBRINHO
DATA:
27 de
julho de 2013
HORA:
7:30 às 11:30 / 12:30 às 16:30
ORIENTADORA:
ANTONIA NÉLBIA DE MOURA LEITE
MUNICIPIO:
POÇO DE JOSÉ DE MOURA-PB
ANO
1, ANO 2, ANO 3 e EDUCAÇÃO DO CAMPO
1º momento- Manhã
|
|
Atividades
|
Tempo de realização
|
1-
Vídeo deleite: “ A menina que odiava livros”
|
5m
|
2- Leitura do relatório do
encontro anterior
|
5m
|
3- Ler a seção “Iniciando a conversa”
|
10m
|
4- Discutir no grupo
através de slide: textos 1:
1º ano: “A
escrita Alfabética: por que ela é um sistema notacional e não
um código? Como as crianças delas se apropriam?
2º ano: a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e
a consolidação da alfabetização;
3º ano: a consolidação
das correspondências letra-som no ultimo ano do ciclo de alfabetização;
Educação do Campo: Apropriação do Sistema
de Escrita Alfabética pela crianças: que caminhos percorrem? Como podemos
auxilia-las em suas trajetórias de aprendizagem?
|
1:20 hora
|
5. Aprofundar os conhecimento sobre
consciência fonológica
|
30 m
|
|
30m
|
INTERVALO
|
15m
|
7. vídeo em debate.
Assistir ao vídeo “Alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita
Alfabética;
|
30m
|
8. Analisar os jogos e
identificar quais direitos de aprendizagem pode ser ensinados;
|
40m
|
2º momento- tarde
|
|
Atividades
|
Tempo de realização
|
1-
Leitura deleite: ditos “populares”
|
10m
|
2.
Socializar a Rotina semanal e relato das atividades
desenvolvida em sala de aula, discutindo sobre as
dificuldades/facilidade da aplicação
da sequencia
|
40m
|
3. Ler em grupo o texto 2
(cada grupo lê o texto de um caderno) e fazer um esquema do texto para
apresentar para o grande grupo
|
1hora
|
4. Vídeo em debate “
ortografia na sala de aula. Apresentar as principais discussões apresentadas
pelos especialistas
|
40m
|
ANO 1- Identificar
atividades em que os eixos de ensino e direitos de aprendizagem são propostos
ANO 2- Identificar
exemplos de boas atividades voltadas para o aprofundamento e a consolidação
das aprendizagens da escrita alfabética de cada um dos três tipos
apresentados no texto 2;
ANO 3- Analisar
atividades de alfabetização do livro didático fundamentais para que os alunos
avancem nos seus conhecimentos sobre
as relações som e grafia de nossa língua.
EDUCAÇÃO DO CAMPO-
Analisar atividades de alfabetização do livro didático identificando os
objetivos das atividades que
possibilitem o desenvolvimento de habilidade fonológicas.
|
1:20m
Slide- som e grafia
|
ATIVIDADE
DE SALA/ ESCOLA
1.
Escolher
uma obra dos acervos das obras complementares e planejar uma sequencia de
atividades. Desenvolver a sequencia a fim de discutir no próximo encontro.
2.
Leitura
do relato de experiência apresentado na seção “Compartilhando” e realização da
atividade para socialização no próximo encontro.
3. Trazer ficha do perfil da
turma
4. Elaborar o projeto de
leitura para uso do cantinho da leitura
5. Análise de atividades do
livro didático e socialização
FOTOS DO ENCONTRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário