UNIDADE 3





                                                        GOVERNO DO MUNICIPIO
POÇO DE JOSÉ DE MOURA-PB
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PACTO NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PAUTA DA UNIDADE 3
LOCAL: EMEF FRANCISCO CASSIANO SOBRINHO
DATA: 27  de  julho de 2013
HORA: 7:30 às 11:30        /        12:30 às 16:30
ORIENTADORA: ANTONIA NÉLBIA DE MOURA LEITE
MUNICIPIO: POÇO DE JOSÉ DE MOURA-PB
ANO 1, ANO 2, ANO 3 e EDUCAÇÃO DO CAMPO


1º momento- Manhã
Atividades
Tempo de realização
1-     Vídeo deleite: “ A menina que odiava livros”
5m
2-    Leitura do relatório do encontro anterior
5m
3-    Ler a seção  “Iniciando a conversa”
10m
4-    Discutir no grupo através de slide: textos 1:
1º ano: “A escrita Alfabética: por que ela é um sistema notacional e não um código? Como as crianças delas se apropriam?
2º ano: a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética e  a consolidação da alfabetização;
3º ano: a consolidação das correspondências letra-som no ultimo ano do ciclo de alfabetização;
Educação do Campo: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética pela crianças: que caminhos percorrem? Como podemos auxilia-las em suas trajetórias de aprendizagem?




1:20 hora
      5. Aprofundar os conhecimento sobre consciência fonológica
30 m
  1. Analisar as hipóteses de escrita das avaliações diagnósticas  dos alunos
30m
INTERVALO
15m
7.     vídeo em debate. Assistir ao vídeo “Alfabetização: Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética;
30m
8.     Analisar os jogos e identificar quais direitos de aprendizagem pode ser ensinados;
40m














2º momento- tarde
Atividades
Tempo de realização
1-     Leitura deleite: ditos “populares”
10m
2.     Socializar a Rotina semanal e relato das atividades desenvolvida em sala de aula, discutindo sobre as dificuldades/facilidade  da aplicação da sequencia

40m
3.     Ler em grupo o texto 2 (cada grupo lê o texto de um caderno) e fazer um esquema do texto para apresentar para o grande grupo


1hora
4.     Vídeo em debate “ ortografia na sala de aula. Apresentar as principais discussões apresentadas pelos especialistas


40m
  1. Análise de atividades do livro didático e socialização:
ANO 1- Identificar atividades em que os eixos de ensino e direitos de aprendizagem são propostos
ANO 2- Identificar exemplos de boas atividades voltadas para o aprofundamento e a consolidação das aprendizagens da escrita alfabética de cada um dos três tipos apresentados no texto 2;
ANO 3- Analisar atividades de alfabetização do livro didático fundamentais para que os alunos avancem  nos seus conhecimentos sobre as relações som e grafia de nossa língua.
EDUCAÇÃO DO CAMPO- Analisar atividades de alfabetização do livro didático identificando os objetivos  das atividades que possibilitem o desenvolvimento de habilidade fonológicas.



1:20m

Slide- som e grafia


ATIVIDADE DE SALA/ ESCOLA

1.     Escolher uma obra dos acervos das obras complementares e planejar uma sequencia de atividades. Desenvolver a sequencia a fim de discutir no próximo encontro.
2.     Leitura do relato de experiência apresentado na seção “Compartilhando” e realização da atividade para socialização no próximo encontro. 
3.     Trazer ficha do perfil da turma
4.     Elaborar o projeto de leitura para uso do cantinho da leitura
5.     Análise de atividades do livro didático e socialização 

FOTOS DO ENCONTRO



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário