CANTINHO DA LEITURA

O que é um Canto de Leitura?
            O Cantinho de Leitura é um espaço, dentro da sala de aula, utilizado para, também, despertar nos alunos a prática da leitura. Nele, os alunos terão, de pronto, acesso às leituras diversas do conhecimento humano. Com este privilégio, além dos livros já disponíveis na Biblioteca da Escola, os alunos poderão aproveitar, a qualquer momento em que surgir a oportunidade, um bom momento de leitura.
  


  PROFESSOR, FOTOGRAFE SEU CANTINHO DA LEITURA E ME ENVIE PARA SER DIVULGADO NO BLOG

Como planejar o Canto da Leitura?
O planejamento , ou a ampliação dos espaços de leitura em sala de aula, deve, em primeiro lugar,  considerar a opinião dos professores, dos estudantes e da comunidade escolar em geral.
Os espaços de leitura das salas de aula devem ser “construídos”, levando em conta a importância de atrair o estudante para o objeto livro. Inicialmente será necessário construir prateleiras e/ou sapateiras que possam acomodar o livro com a capa para frente e não visto pela lombada, como acontece na maioria das bibliotecas.
            O espaço foi pensado para que o livro fique “à mão” do estudante, ou seja, para que o estudante possa consultá-lo, e/ou acessá-lo sempre que quiser: nos intervalos das aulas, ao finalizar uma tarefa, para inspirá-lo ou contribuir para sua fundamentação em qualquer situação de aprendizagem que aconteça na sala de aula.
           
Como organizar o acervo?
Livros literários, revistas, gibis, jornais, dicionários, livros paradidáticos devem compor esse espaço. Um acervo diverso e atualizado, o suficiente, para subsidiar professores e alunos no desenvolvimento dos conteúdos e projetos em pauta naquele momento. Portanto o acervo deve ser dinâmico e construído coletivamente: pelos professores, apontando em suas coordenações coletivas os temas a serem trabalhados naquela semana, quinzena ou mês; pelos alunos, que podem sugerir publicações conhecidas por eles, que podem, ainda, buscar em grupos, na biblioteca, obras correlatas aos temas desenvolvidos, com a ajuda dos profissionais que lá atuam e /ou acompanhados por professores e coordenadores pedagógicos.
Como utilizar o Canto?
Uma vez organizados, os espaços de leitura podem ser utilizados das mais variadas maneiras:
a)    Subsidiando um trabalho em grupo;
b)    Numa roda de leitura / contação de história. O professor pode contar, os alunos também;
c)    Nos intervalos de aula;
d)    Assim que o aluno terminar uma tarefa, etc...

Canto de Leitura e Biblioteca

Os espaços de leitura das salas de aula devem se relacionar com a biblioteca escolar de uma forma muito intimista. Podemos dizer, até, de uma forma visceral. A Biblioteca Escolar deve ser a verdadeira fonte de onde brotarão as obras para o acervo dos espaços de leitura. O profissional que lá atua deve participar das reuniões coletivas pedagógicas e se adiantar no sentido de buscar, no acervo da biblioteca, obras que respondam às necessidades dos professores e estudantes. Deve facilitar ainda o acesso do corpo docente e discente ao mesmo, subsidiando-os.
 E, nesse sentido, acredita-se que os espaços de leitura contribuem para democratizar e favorecer o acesso ao livro.
Nunca é demais acrescentar que a leitura cabe sempre numa sala de aula, e uma leitura de qualidade só tem a somar no processo pedagógico.

SUGESTÕES DE CANTINHOS DE LEITURA









2 comentários:

  1. óla sou LUCIANA F. do municipío de paripueira tb faço parte do pnaic
    amei os cantinhos da leitura. bjsssssssssss. boa noite.

    ResponderExcluir